José Maria Neves - Encontro Economia Criativa Lusófona
21512
portfolio_page-template-default,single,single-portfolio_page,postid-21512,ajax_fade,page_not_loaded,,select-theme-ver-2.4,vertical_menu_enabled,wpb-js-composer js-comp-ver-4.7.4,vc_responsive

José Maria Neves

Primeiro-Ministro de Cabo Verde, desde Fevereiro de 2001. Entre 1996 a 2000, foi deputado da Assembleia Nacional, eleito pelo Partido Africano para a independência de Cabo Verde (PAICV). Como membro da Assembleia Nacional, ocupou os cargos de 2º Vice-Presidente da Assembleia e Diretor da Comissão Especial para a Administração Publica, Governo Local e Desenvolvimento Regional.

Em Março de 2000 foi eleito Presidente da Câmara do Conselho de Santa Catarina.

Após ter sido eleito Presidente do PAICV em Junho de 2000, o seu partido venceu as eleições legislativas de 14 de Janeiro de 2001 e como resultado José Maria Neves foi designado Primeiro-Ministro de Cabo Verde pelo Presidente da República. Foram realizadas novas eleições em 22 de Janeiro de 2006, nas quais o PAICV venceu novamente, e foi José Maria Neves à Chefia do Governo de Cabo Verde.

É considerado como o melhor Primeiro Ministro de um país africano por varias instancias internacionais. Durante o seu mandato Cabo Verde foi contemplado com o programa americano Millennium Challange Account (MCA) e uma vez que os resultados apresentados foram gratificantes o país voltará a ser contemplado com mais um pacote do mesmo programa.